Como proteger sua privacidade com VPN
A Rede Virtual Privada (VPN, na sigla em inglês) ficou mais conhecida com o bloqueio do Twitter (x.com) no Brasil. A VPN cria um túnel seguro entre seu dispositivo e a internet. Isso significa que seus dados são criptografados e passam por um servidor remoto, trocando seu endereço IP e localização real. Mas por que isso é importante?
Privacidade
A troca sua identidade original, seu IP, por outro IP da VPN. Em uma analogia mais simples, é como se você pudesse trocar o seu CPF por outro para fazer uma compra por exemplo. Na navegação na internet, ela dificulta o rastreio e sua identificação.
Segurança
Protege seus dados de hackers, rastreio e sua privacidade. É muito usado em empresas para conectar uma filial a outra.
Com funciona a conexão com VPN
Ao se conectar a VPN, você está se conectando ao servidor remoto. Então, esse servidor pode ser acesso a suas informações. Por isso, não use qualquer VPN. O que era para ser seguro, pode ser tão seguro assim!
Quando usar a VPN
Em Rede Wi-Fi pública é um exemplo bom para usar a VPN. É comum nessas redes Wi-Fi publica alguém está monitorando pacote e pode pegar os seus dados. Usando uma VPN, seus dados são criptografados, e assim, são protegidos.
Em caso de bloqueio de sites como aconteceu com o bloqueio do Twitter no Brasil, muitos usuários usaram a VPN para acessa-lo durante o período de bloqueio.
Em conexão entre empresas filiais, pois a conexão ponto a ponto garante a privacidade dos dados, nesse caso, a segurança.
Conclusão
A VPN é uma ferramenta muito útil em alguns caros, sendo necessários em algum para proteger a segurança e privacidade. Tenha o cuidado de não usar qualquer VPN.
#vpn #vemsertecnet #internetsegura
Listar as postagensDomingos Nunes Mais sobre o autor
Autor deste artigoDomingos Nunes é formado em Redes de Computadores e Analise e Desenvolvimento de Sistemas com MBA em Gestão de TI.
Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência em gestão de TI, redes de computadores e telecom.