Internet das Coisas para facilitar sua rotina e sua vida - IoT
A internet das Coisas (IoT – Internet off Things) está dando mais funcionalidade de interação com pessoa e tarefas do dia a dia. Mas o que é essa IoT? Para que ela serve? E como posso usa-lá em tarefas e rotinas para facilitar sua vida. Vamos ver essas questões nesse artigo.
Para que serve a IoT?
Você acha chato todos os dias sair ligando as lâmpadas da casa no inicio da noite e mais tarde sair desligando? E que tal abrir o portão de sua casa do trabalho para um vizinho pegar algo, enquanto você observa pelas câmeras?
A IoT serve para executar tarefas repetitivas do cotidiano e executá-las automaticamente.
Como funciona a IoT?
Funciona através de um hardware (Tomada inteligente, motor do portão, sensor) que através de software (programa que vai executar as rotinas) se conecta a internet e você de qualquer lugar do planeta pode executar e monitorar essas tarefas.
Digamos que você está no escritório e quer ligar o ar condicionado ou saber temperatura da sala de estar. Ou mesmo receber notificação quanto as portas ou janelas foram abertas ou fechadas.
Aplicando a Internet das Coisas – IoT
Casa inteligente
Você pode automatizar rotinas e tarefas deixando sua casa inteligente com:
Ligar as lâmpadas de forma automáticas e desliga-las também.
Sensores magnéticos nas portas e janelas para saber se estão fechadas ou abertas. E receber notificação quando forem fechadas ou abertas.
Sensores de temperatura para saber a temperadora e umidade dos cômodos. É possível fazer rotina para quando a temperatura chagar 30 ºC ligar um ar condicionado ou ventilador. Ou então ligar um umidificador de ar quando a umidade chegar a 40% a umidade relativa do ar.
Abri cortinas num horário programados e até fecha-la estando você em sua cama através da Alexa.
Os exemplos são muitos, posso escrever um artigo com mais exemplos.
Qual a importância do provedor de internet para IoT
O provedor de internet desempenha um papel fundamental a Internet das Coisas, pois fornece conexão de alta velocidade para acionar os dispositivos. Caso a internet venha a falhar, os hardwares (os dispositivos que fazem automatização de sua casa) não vão funcionar e tarefas não serão executadas. O que leva ao fracasso todo o seu projeto.
Conclusão
A internet não está limitada apenas a pesquisa, streaming (assistir vídeos e ver fotos) e trabalho. Além de uso para estudar, é possível fazer automação de tarefas e segurança de sua residência ou empresa.
#iot #smarthome #internetdascoisas #vemsertecnet #casainteligente
Listar as postagensDomingos Nunes Mais sobre o autor
Autor deste artigoDomingos Nunes é formado em Redes de Computadores e Analise e Desenvolvimento de Sistemas com MBA em Gestão de TI.
Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência em gestão de TI, redes de computadores e telecom.